“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PROTEGENOS E GUARDANOS DE TODO MAL


AUTOR DO BLOG ENG. ARMANDO CAVERO MIRANDA SAO PAULO BRASIL

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DIFERENCIAL E COMPETITIVO NAS ORGANIZAÇOES






Reproduzo um artigo polémico escrito pelos PROFESSORES NIVALDO PESSOA FILHO E
JAMILSON PINTO DE MEDEIROS.
AUTORES: NIVALDO PESSOA FILHO – Professor Especialista em Gestão de
Pessoas pela FARN. Aluno do curso de Especialização em Logística Empresarial
(FARN). Professor Orientador de Monografia de Final de Curso (TCC) dos Cursos
de Administração com Habilitações em Análise de Sistemas, Gestão de
Organizações e Marketing da Faculdade de Natal (FAL). E-mail:
pessoalogistica@interjato.com.br
JAMILSON PINTO DE MEDEIROS – Professor Doutor em Física pela UFSCar.
Aluno de Graduação do Curso de Estatística da UFRN. Professor de Matemática,
Matemática Financeira e Estatística dos Cursos de Administração, Ciências
Contábeis e Tecnologia em Gestão de Segurança Pessoal e Patrimonial da
Faculdade de Natal (FAL).
E-mail: jamilsonmedeiros@falnatal.com.br
RESUMO
Este artigo tem a finalidade de avaliar os fatores motivacionais Remuneração,
Benefícios, T & D, destacados na pesquisa de campo desenvolvida pela revista
anual Guia Exame-Você S/A, publicada pela editora Abril S/A, com 488 empresas,
destacando as 150 melhores para trabalhar no Brasil. Essas informações foram
obtidas através de questionários, com o objetivo de avaliar grau de satisfação e
como manter seus colaboradores no emprego. Esses dados foram alimentados
em planilhas Excel, sendo possível analisar e avaliar como as empresas estão
retendo seus capitais humanos. Com resultados levantados, foi possível averiguar
que os colaboradores dessas Pequenas e Médias Empresas estão preocupados,
primeiramente com Benefícios, seguidos Remuneração e T & D. Como não
conseguem acompanhar a evolução dos salários, procuram complementar com os
Benefícios. As Grandes são completamente opostas, preocupam-se com a
melhoria da qualidade dos produtos e serviços prestados. Já seus colaboradores,
com o lado profissional e a valorização do seu capital humano.
Palavras-chaves: Motivação. T & D. Remuneração. Benefícios. Satisfação
Profissional.
ABSTRACT
This article has the purpose of evaluating the motivational factors s
Remuneration, Benefits, T & D, outstanding in the field research developed by the
magazine annual Guide Exame-Você S/A, published by publisher Abril S/A, with
488 companies, detaching the better 150 to work in Brazil. These information
were obtained through questionnaires, with the objective of evaluating
satisfaction degree and how to maintain your collaborators in the employment.
These data were fed in Excel spreadsheets, being possible to analyze and to
evaluate as the companies is retaining your human capitals. With lifted up results,
it was possible to discover that the collaborators of those Small and Medium
Companies are concerned, firstly with Benefits, followed Remuneration and T & D.
As they don't get to accompany the evolution of the salaries, they try to
complement with the Benefits. The Big ones are completely opposites, they worry
in the improvement of the quality of the products and rendered services. Already
your collaborators, with professional side and valorization of your human capital.
Key-words: Motivation. T y D. Remuneration. Benefits. Professional
Satisfaction.

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