AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS DO MAL"

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS  DO MAL"

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Estratégias e desafios de uma indústria para se tornar um Global Player



"Para ser um global player não basta ter vontade. É necessário ter uma estratégia empresarial baseada em quatro pontos: perfil da empresa, concorrência, mercado e governo."A afirmação de Christian Muller, vice-presidente da B. Grob do Brasil, em palestra proferida no II NEI International Industrial Conference & Show, aponta os primeiros passos para uma empresa brasileira cruzar as fronteiras.

Defina o seu perfil empresarial. Para o vice-presidente da B. Grob, antes de tudo, é preciso definir a sua própria identidade perante o mercado. A história, tradição e cultura empresarial devem ser claras para a organização (os colaboradores) e o mercado (os clientes). Quais produtos/serviços serão oferecidos ao mercado? Quais serão os segmentos de atuação? De que forma a empresa irá atuar? Qual será o nível de qualidade do produto? Quais serão os preços praticados? Quais serão os prazos de atendimento? As respostas para essas perguntas compõem a definição empresarial de uma organização. "Ótima qualidade e rápido atendimento já são fatos consumados na indústria. No planejamento, o empresário deve focar em estratégias de melhor preço, pois o custo de um produto define cada vez mais uma venda", segundo Müller.

Analise seus concorrentes. "A análise dos concorrentes indicará onde estão os principais desafios da empresa e quais são as organizações que realmente estão incomodando", diz o palestrante. Além disso, uma análise profunda aponta importantes estratégias empresariais da concorrência, e algumas delas podem ser adaptadas aos negócios da organização.

Aprenda com o seu mercado. Para Müller, as melhores oportunidades de negócios surgem quando a real necessidade do cliente é entendida. Para isso é preciso analisar o perfil empresarial do cliente e encontrar algumas respostas. "O segmento de atuação do meu cliente está em crescimento? Qual é o lucro anual do meu cliente? Meu cliente vem crescendo em seu mercado de atuação? Meu cliente exporta? Qual é a qualidade do produto, o preço praticado e o prazo oferecido pelo meu cliente?", questiona. Esses indicadores, além de mostrarem empresas com potencial aumento de demanda, identificam novas oportunidades nas plantas dos clientes.

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