“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PROTEGENOS E GUARDANOS DE TODO MAL


AUTOR DO BLOG ENG. ARMANDO CAVERO MIRANDA SAO PAULO BRASIL

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Estratégias e desafios de uma indústria para se tornar um Global Player



"Para ser um global player não basta ter vontade. É necessário ter uma estratégia empresarial baseada em quatro pontos: perfil da empresa, concorrência, mercado e governo."A afirmação de Christian Muller, vice-presidente da B. Grob do Brasil, em palestra proferida no II NEI International Industrial Conference & Show, aponta os primeiros passos para uma empresa brasileira cruzar as fronteiras.

Defina o seu perfil empresarial. Para o vice-presidente da B. Grob, antes de tudo, é preciso definir a sua própria identidade perante o mercado. A história, tradição e cultura empresarial devem ser claras para a organização (os colaboradores) e o mercado (os clientes). Quais produtos/serviços serão oferecidos ao mercado? Quais serão os segmentos de atuação? De que forma a empresa irá atuar? Qual será o nível de qualidade do produto? Quais serão os preços praticados? Quais serão os prazos de atendimento? As respostas para essas perguntas compõem a definição empresarial de uma organização. "Ótima qualidade e rápido atendimento já são fatos consumados na indústria. No planejamento, o empresário deve focar em estratégias de melhor preço, pois o custo de um produto define cada vez mais uma venda", segundo Müller.

Analise seus concorrentes. "A análise dos concorrentes indicará onde estão os principais desafios da empresa e quais são as organizações que realmente estão incomodando", diz o palestrante. Além disso, uma análise profunda aponta importantes estratégias empresariais da concorrência, e algumas delas podem ser adaptadas aos negócios da organização.

Aprenda com o seu mercado. Para Müller, as melhores oportunidades de negócios surgem quando a real necessidade do cliente é entendida. Para isso é preciso analisar o perfil empresarial do cliente e encontrar algumas respostas. "O segmento de atuação do meu cliente está em crescimento? Qual é o lucro anual do meu cliente? Meu cliente vem crescendo em seu mercado de atuação? Meu cliente exporta? Qual é a qualidade do produto, o preço praticado e o prazo oferecido pelo meu cliente?", questiona. Esses indicadores, além de mostrarem empresas com potencial aumento de demanda, identificam novas oportunidades nas plantas dos clientes.

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