“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PROTEGENOS E GUARDANOS DE TODO MAL


AUTOR DO BLOG ENG. ARMANDO CAVERO MIRANDA SAO PAULO BRASIL

quinta-feira, 30 de maio de 2013

RESIDUOS ELECTRONICOS EN BRASIL Lixo eletrônico no Brasil - Caminhos da Reportagem (26/08/2011)



Publicado em 21/03/2012
http://tvbrasil.org.br/caminhosdarepo...

O Senado aprovou, em julho, o projeto que cria a política nacional de resíduos sólidos, mas que ainda depende de sanção presidencial para se tornar lei. Segundo dados de defensores da proposta, apenas 13% do lixo eletrônico produzidos são processados corretamente. O fato já havia suscitado críticas da ONU -- Organizações das Nações Unidas. De acordo com a entidade, o Brasil é o país emergente que mais gera material eletrônico ultrapassado por habitante e ainda não sabe o que fazer com ele. Hoje, apenas 8% dos municípios brasileiros reciclam seu lixo produzido, e não existe registro da quantidade de resíduos eletrônicos que está contida nesse processo.

O Caminhos da Reportagem visitou cinco capitais brasileiras para saber como e por que se acumula tanta sucata. No maior centro consumidor de informática do país, a equipe do programa encontrou o lixo eletrônico em depósitos clandestinos, peças de computador e outros eletrônicos que contêm metais preciosos e perigosos. Ainda sem regras claras sobre a destinação do lixo eletrônico, o Brasil exporta esse material para que outros países façam o tratamento adequado.

A edição mostra também grandes fábricas que já começam a recolher os aparelhos usados. E a conscientização de técnicos, ambientalistas e cidadãos que fazem a sua parte para que esse lixo não polua ainda mais o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário