“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PROTEGENOS E GUARDANOS DE TODO MAL


AUTOR DO BLOG ENG. ARMANDO CAVERO MIRANDA SAO PAULO BRASIL

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Carregador de Baterias sem Contacto para Alimentação de Equipamento Electrónico de Transmissão de Dados André Brandão Martins UNIVERSIDADE TECNICA DE LISBOA




Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores UNIVERSIDADE TECNICA DE LISBOA Dissertação
Detalhes Aluno: André Brandão Martins (ist154485)
Título: Carregador de Baterias sem Contacto para Alimentação de Equipamento Electrónico de Transmissão de Dados
Resumo:
No âmbito desta dissertação pretende-se analisar e dimensionar um Conversor Ressonante Série CC-CC a utilizar como Carregador de Baterias sem Contacto para Equipamentos Electrónicos de Transmissão de Dados (6 VCC ? 1A). Algumas características do equipamento electrónico, em particular as suas dimensões, impõem uma distância máxima de 20mm entre os enrolamentos primário e o enrolamento secundário do transformador. De forma a definir o tipo de núcleo e o tipo de enrolamento a utilizar, foi realizada a caracterização experimental de diferentes transformadores com baixo acoplamento magnético. Considerando o baixo valor do factor de acoplamento magnético que este tipo de Sistemas de Transmissão de Energia apresenta, e o consequente impacto no rendimento, foi dimensionado e estudado um protótipo, através da simulação e teste de várias topologias de conversores e transformadores, a diversas distâncias, com o intuito de obter uma solução que apresentasse melhor desempenho. Projectou-se um conversor ressonante série e procedeu-se à simulação do seu funcionamento, utilizando diferentes parâmetros: impedância característica, afastamento entre primário e secundário e carga. Para validação dos modelos teóricos e de simulação construiu-se um inversor em meia-ponte com uma malha de compensação ressonante série, a operar à frequência de 100kHz, a partir do qual se obtiveram os resultados experimentais.

Publicação

Carregador de Baterias sem Contacto para Alimentação de Equipamento Electrónico de Transmissão de Dados, André Brandão Martins, 2011,

( Resumo alargado 361KB Tese 4,4MB)
Obra sujeita a Direitos de Autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário