“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PROTEGENOS E GUARDANOS DE TODO MAL


AUTOR DO BLOG ENG. ARMANDO CAVERO MIRANDA SAO PAULO BRASIL

domingo, 20 de julho de 2014

CONTROLE DA POTÊNCIA GERADA EM MICRORREDES AUTÔNOMAS E ISOLADAS COM FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E SISTEMA DE ARMAZENAMENTO COM BANCOS DE BATERIAS

José Gomes de Matos, Luiz Antonio de Souza Ribeiro e Felipe Simões Freitas e Silva
Instituto de Energia Elétrica – Universidade Federal do Maranhão – IEE-UFMA-BRASIL
Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga, CEP 65.080-805 – São Luís - MA
E-mails: gomes@dee.ufma.br; luiz_ribeiro@dee.ufma.br; simoesfs@gmail.com

Resumo - Este trabalho apresenta uma nova estratégia para controlar a potência gerada por fontes de energia renováveis conectadas à microrredes autônomas e isoladas, que utilizam sistema de armazenamento a base de banco de baterias. O principal objetivo da estratégia de controle proposta é manter o balanço de energia dentro da microrrede para que a integridade dos bancos de baterias seja garantida, mesmo quando houver potencial para geração de mais energia do que a carga pode consumir e os bancos de baterias são capazes armazenar. Essa meta é alcançada controlando a quantidade de potência gerada dentro da microrrede, sem dissipar eventual excesso de energia gerada em cargas resistivas auxiliares e sem utilizar qualquer comunicação física entre os sistemas de controle dos conversores de potência envolvidos. A frequência elétrica da microrrede é utilizada para informar quanta potência cada fonte de energia pode gerar para que a tensão dos bancos de baterias seja mantida abaixo do seu valor máximo permitido. Um método de controle droop modificado é proposto para implementar esse tarefa.
 LINK
https://www.mediafire.com/?o38io6a4p4z6662

Nenhum comentário:

Postar um comentário