AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS DO MAL"

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS  DO MAL"

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

8º SEPOC (Seminário de Eletrônica de Potência e Controle) e o 2º SESP (Seminário de Energia e Sistemas de Potência)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RIO GRANDE DO SUL-BRASIL

Sessões Plenárias
 Planejamento e desempenho do setor elétrico durante a Copa do Mundo FIFA 2014
 (Download)
http://w3.ufsm.br/rei/files/rei2014-plenaria-delfim_zaroni.pdf

 Eng. Delfim Maduro Zaroni Operador Nacional do Sistema - ONS 24/08 (domingo), 18h30-20h00

 Resumo A Copa do Mundo da FIFA ocorreu no período de 12 de junho a 13 de julho de 2014 nas cidades de São Paulo – onde ocorreu a abertura – Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, Manaus, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro – onde aconteceu o encerramento. O equacionamento do atendimento elétrico foi um dos desafios impostos não apenas ao governo, mas a todo o Setor Elétrico Brasileiro. A preparação para o evento teve início em agosto de 2010, quando o Ministério de Minas e Energia (MME), com base na deliberação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), criou o Grupo de Trabalho para a Copa do Mundo de 2014 (GT Copa 2014). No processo de preparação, realizou-se a identificação das instalações estratégicas, de acordo com o seu nível de impacto no sistema, e uma análise detalhada das condições de atendimento às regiões metropolitanas associadas aos locais de realização dos jogos. Assim, foi possível efetuar um diagnóstico das condições operativas de suprimento às respectivas áreas, bem como elencar um conjunto de ações a serem realizadas no sistema de transmissão, de forma a assegurar um suprimento de energia durante a realização do evento com padrões de segurança diferenciados. Na palestra, serão detalhadas estas ações, que asseguraram a normalidade da operação do Sistema Interligado Nacional e o suprimento de energia elétrica às cidades sede. Ao final, serão apresentados, também de forma detalhada, os resultados registrados na qualidade e na segurança do fornecimento de energia elétrica às cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014.


Formado em Engenharia Elétrica em 1982, pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói, RJ. É pós-graduado pela Universidade Federal de Itajubá, MG, em 1984, com especialização em Sistemas de Potência. Em 2005, concluiu MBA em Administração, com foco no Setor Elétrico Brasileiro, pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ. Trabalhou na ELETROBRÁS de 1985 a 1998. Desde 1998, trabalha no Operador Nacional do Sistema Elétrico, já tendo atuado em várias áreas vinculadas à Operação do Sistema Interligado Nacional e, em especial, no Centro Nacional de Operação do Sistema. Desde 2012, é Assessor da Diretoria de Operação do ONS. É autor de vários artigos técnicos em eventos nacionais e internacionais. Coordena tecnicamente o Encontro para Debates de Assuntos de Operação (EDAO) e também o Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas (SENOP), tradicionais fóruns da Operação do Sistema Interligado Nacional, que acontecem a cada dois anos desde a década de 80.
LINK ORIGINAL
http://w3.ufsm.br/rei/index.php/programa/sessoes-plenarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário