AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS DO MAL"

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS  DO MAL"

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

terça-feira, 18 de novembro de 2014

ANÁLISE DAS DISTORÇÕES HARMÔNICAS – ESTUDO DE CASO DE UM SISTEMA INDUSTRIAL DOUGLAS ÂNGELO TEIXEIRA Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS BRASIL




ANÁLISE DAS DISTORÇÕES HARMÔNICAS – ESTUDO DE CASO DE UM SISTEMA INDUSTRIAL DOUGLAS
Autor: ÂNGELO TEIXEIRA
Orientador: PORFÍRIO CABALEIRO
 Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica da UFMG, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Mestre em Engenharia Elétrica. PPGEE – UFMG
Novembro de 2009
 RESUMO
 O trabalho apresenta uma revisão geral sobre os indicadores relacionados a harmônicos, equipamentos que geram estas distorções e equipamentos sensíveis a estes distúrbios na rede elétrica. São utilizados alguns documento referentes ao assunto de distorções harmônicas são tais como: as recomendações do IEEE 519-1992, os “Procedimentos de Rede do ONS” no seu submódulo 2.8 e o conjunto de normas IEC série 61000. Os filtros harmônicos são utilizados para reduzir as distorções causadas por equipamentos com comportamento não-linear. O projeto destes filtros, as definições existentes e a avaliação de cada tipo de filtro são apresentados juntamente com os critérios práticos de seleção. As medições no sistema elétrico de um grande consumidor industrial são realizadas com o intuito de identificar injeções harmônicas desta empresa na rede elétrica da concessionária. Os medidores de energia são instalados no secundário dos principais transformadores da empresa e na entrada da subestação para obter estes dados. Após o trabalho de campo de coleta de dados, o sistema elétrico é modelado no Simulink/Matlab. A simulação incorpora um modelo simplificado da rede elétrica incluindo a alimentação proveniente da concessionária, as linhas de transmissão e distribuição, os principais transformadores, as cargas e os harmônicos presentes em cada um dos alimentadores. A partir da análise da situação da empresa busca-se propor melhorias para que a mesma possa operar sem prejudicar o sistema ao qual está conectada e atender os limites das distorções harmônicas de tensão presentes no submódulo 2.8 do Operador Nacional do Sistema e a melhoria do fator de potência.
FULL THESIS
https://copy.com/T3HsP0zKpJ7ZVKax

Nenhum comentário:

Postar um comentário