“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PROTEGENOS E GUARDANOS DE TODO MAL


AUTOR DO BLOG ENG. ARMANDO CAVERO MIRANDA SAO PAULO BRASIL

terça-feira, 18 de novembro de 2014

ANÁLISE DAS DISTORÇÕES HARMÔNICAS – ESTUDO DE CASO DE UM SISTEMA INDUSTRIAL DOUGLAS ÂNGELO TEIXEIRA Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS BRASIL




ANÁLISE DAS DISTORÇÕES HARMÔNICAS – ESTUDO DE CASO DE UM SISTEMA INDUSTRIAL DOUGLAS
Autor: ÂNGELO TEIXEIRA
Orientador: PORFÍRIO CABALEIRO
 Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica da UFMG, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Mestre em Engenharia Elétrica. PPGEE – UFMG
Novembro de 2009
 RESUMO
 O trabalho apresenta uma revisão geral sobre os indicadores relacionados a harmônicos, equipamentos que geram estas distorções e equipamentos sensíveis a estes distúrbios na rede elétrica. São utilizados alguns documento referentes ao assunto de distorções harmônicas são tais como: as recomendações do IEEE 519-1992, os “Procedimentos de Rede do ONS” no seu submódulo 2.8 e o conjunto de normas IEC série 61000. Os filtros harmônicos são utilizados para reduzir as distorções causadas por equipamentos com comportamento não-linear. O projeto destes filtros, as definições existentes e a avaliação de cada tipo de filtro são apresentados juntamente com os critérios práticos de seleção. As medições no sistema elétrico de um grande consumidor industrial são realizadas com o intuito de identificar injeções harmônicas desta empresa na rede elétrica da concessionária. Os medidores de energia são instalados no secundário dos principais transformadores da empresa e na entrada da subestação para obter estes dados. Após o trabalho de campo de coleta de dados, o sistema elétrico é modelado no Simulink/Matlab. A simulação incorpora um modelo simplificado da rede elétrica incluindo a alimentação proveniente da concessionária, as linhas de transmissão e distribuição, os principais transformadores, as cargas e os harmônicos presentes em cada um dos alimentadores. A partir da análise da situação da empresa busca-se propor melhorias para que a mesma possa operar sem prejudicar o sistema ao qual está conectada e atender os limites das distorções harmônicas de tensão presentes no submódulo 2.8 do Operador Nacional do Sistema e a melhoria do fator de potência.
FULL THESIS
https://copy.com/T3HsP0zKpJ7ZVKax

Nenhum comentário:

Postar um comentário