AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS DO MAL"

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS  DO MAL"

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

sábado, 30 de abril de 2011

José Joaquín Bruner entrevista de Modesto Montoya: Ministerio de Ciencia y Tecnología

BRASIL VICE CAMPEAO MUNDIAL TORNEIO AUTOMOVILISTICO BAJA 2010 CAROLINA DEL SUL USA



Brasil se sagra vice-campeão na Competição Baja SAE Carolina, nos EUA
A equipe FEI Baja foi a 2ª colocada, a Mauá 1 a 7ª e a Poli Titan a 9ª na competição, realizada de 8 a 11 de abril, pela SAE International
25/4/2010 19:43:49

O Brasil se sagrou vice-campeão na Competição Baja SAE Carolina 2010, encerrada neste domingo, 11 de abril, em Greenville, Carolina do Sul, nos EUA. Os estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo, conquistaram 910,72 pontos, atrás da equipe Alýrion, da Universite Laval, do Canadá, com 911,90 pontos. Na competição realizada pela SAE International, que reuniu 100 equipes ainda do México e Estados Unidos, o Brasil se destacou com mais duas posições: a equipe Mauá 1, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, ficou com a 7ª colocação (834,65) pontos; e a equipe Poli Titan, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP), garantiu o 9º lugar, com 810,38 pontos.

Entre as oito provas estáticas e dinâmicas da competição, o Brasil ficou na frente em três quesitos. No item Projeto, somatória de nota de relatório + apresentação de projeto, tudo em inglês, a equipe FEI Baja foi considerada a melhor da competição, que teve início dia 8. Em Aceleração, a equipe Poli Titan ficou em primeiro lugar, a FEI Baja em terceiro e a Mauá 1 em quarto.

Na prova de Manobrabilidade, em que os carros off road, denominados Baja SAE, tinham de percorrer um traçado no meio da floresta do Clemson University International Center for Automotive Research, repleta de árvores bem próximas e de curvas fechadas, as equipes brasileiras mostraram que os carros foram bem projetados. A equipe Poli Titan ficou em primeiro lugar, a FEI Baja em terceiro e a Mauá em quinto.
A prova de Suspensão e Tração também foi bastante seletiva e com obstáculos, com troncos de árvores e pedras, porém mais fáceis que os apresentados na 16ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em fevereiro, em Piracicaba, SP. A organização norte-americana desafiou os carros, projetados e construídos pelos estudantes de engenharia, a rebocarem uma BMW X6 por 75 metros no menor tempo possível. Na prova, o destaque brasileiro ficou por conta da equipe FEI Baja, que garantiu o quinto lugar.
As equipes brasileiras também foram desafiadas a despachar os relatórios e os Baja SAE para os EUA em menos de um mês, menos da metade do tempo usual. “Parabéns para essas equipes e os seus respectivos patrocinadores, que se sensibilizaram com a situação e souberam atender a essa necessidade”, diz Ronaldo Bianchini, gerente de Associação, Programas Estudantis e Seções Regionais da SAE BRASIL, que acompanhou as equipes nos EUA. Segundo Bianchini, além de engenheiros, os estudantes se mostraram hábeis negociantes.

As três equipes brasileiras ganharam o direito de representar o País nos EUA após alcançar as melhores pontuações em Piracicaba. Na competição da SAE Internacional, as equipes brasileiras já venceram quatro vezes: em 1998, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e em 2004, 2007 e 2008, pela FEI.

Baja SAE – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que o Projeto Baja SAE BRASIL é fundamental para completar o preparo dos futuros engenheiros para o mercado, já que devem vencer o desafio de projetar, construir e operar um veículo de alta resistência e desempenho. “Os estudantes passam a integrar um ambiente real de desenvolvimento de produto, com todas as suas atividades correlatas, como a aplicação de conceitos técnicos, a análise da viabilidade financeira do projeto, logística e cumprimento de prazos. Quem passa pela competição sai bem mais capacitado para o mercado”, diz.

FONTE:http://www.saebrasil.org.br/imprensa/PressRelease/exibe.asp?codigo=482


Engenharia (Mecânica, Robótica, Automobilística,Eletrica)APLICADA EM EVENTO AUTOMOVILISTICO BAJA 2011 BRASIL



Carros em alta velocidade passam por testes de resistência em circuitos com obstáculos para chegar ao pódio. Pode não parecer, mas a disputa é parte de um projeto acadêmico no qual estudantes de engenharia aliam teoria e prática, projetando, fabricando e dirigindo carros off-roads ("fora de estrada"). É o que mostra o Globo Universidade deste sábado, exibido às 07h15. A repórter Lizandra Trindade acompanha a 17ª Competição Nacional de Baja, modalidade de automobilismo disputada apenas por estudantes de engenharia. O termo Baja é referência ao deserto com o mesmo nome, localizado na Califórnia (EUA), onde acontecem diversas competições. Na disputa, tudo fica por conta dos universitários: dos laboratórios às oficinas, das pistas aos boxes. Esse ano, a competição envolveu 67 equipes de 14 estados diferentes. O programa mostra os desafios enfrentados pela campeã de 2010, a Fundação Educacional Inaciana (FEI) de São Bernardo do Campo (SP).

Todos os participantes do Baja são matriculados em cursos de Engenharia (Mecânica, Robótica, Automobilística, entre outras). Os times contam com um professor orientador e um aluno que assume a função de capitão. O desafio começa na universidade. Nos laboratórios e oficinas, os alunos elaboraram o projeto do carro, prevêem problemas, montam e testam os veículos. Roberto Bortolussi, professor de Engenharia Mecânica da FEI, explica que participar da competição é mais do que disputar um prêmio. "O estudante faz uma aplicação de todas as ferramentas que aprende em sala de aula. É o mais próximo de um trabalho em indústria".

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Legrand : nouvelle acquisition au Brésil avec SMS. Legrand reinforces its positions in Brazil and steps up development in energy by acquiring SMS

CercleFinance, le 28/04/11

(CercleFinance.com) - Legrand annonce le rachat de SMS, le leader du marché brésilien des UPS (Alimentation Statique sans Interruption - onduleur). Cette acquisition renforce les positions de Legrand au Brésil ainsi que son offre de performance énergétique.

Legrand entend accélérer son développement dans les nouvelles
économies dont le chiffre d'affaires devrait représenter cette année 35% des ventes totales du groupe.

Après les rachats d'Alpes Technologies, de Zucchini et plus récemment d'Inform et de Meta System Energy, Legrand poursuit, avec l'acquisition de SMS, son développement dans la performance énergétique, une activité en forte croissance.

Implanté à proximité de Sao Paulo et dans le nord du Brésil, SMS qui dispose de trois sites de production et emploie plus de 1 100 salariés, a réalisé en 2010 un chiffre d'affaires de près de 80 ME et une marge opérationnelle à deux chiffres.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Космическая станция "Мир" раскрывает тайны...Space station "Mir" reveals the secrets



Space station "Mir" reveals the secrets
For the first time Russian space crews directly involved in implementing a national educational program, using the opportunity (now defunct) space station Mir.
Only now, you can see this film in full ...
During the lessons astronauts illustrate the laws of nature with unique experience and experiment is possible only in conditions of weightlessness show natural phenomena and processes occurring on Earth and beyond, in their dynamics and interactions. All of this demonstration shows how little we understand the structure of the universe, the device of the Earth and all the processes taking place close to us ...