AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS DO MAL"

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS  DO MAL"

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Inversores fotovoltaicos conectados à rede com armazenamento de energia – classificação, recomendações técnicas e gerenciamento-Autor Bellinaso, Lucas Vizzotto--Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal de Santa Maria -RS-BRASIL


Inversores fotovoltaicos conectados à rede com armazenamento de energia – classificação, recomendações técnicas e gerenciamento-Autor Bellinaso, Lucas Vizzotto--Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal de Santa Maria -RS-BRASIL
ABSTRACT
 Sistemas fotovoltaicos conectados à rede com armazenamento de energia são aqueles que conjugam características dos inversores conectados à rede convencionais e de fontes ininterruptas de energia. Nesses sistemas, todos os seus elementos, que incluem o gerador fotovoltaico, as baterias, as cargas e a rede elétrica, são conectados a um mesmo equipamento chamado de conversor fotovoltaico multifuncional. Por se tratar de uma tecnologia recente, existem muitas oportunidades de pesquisa inédita no tema, desde premissas e classificações básicas até a solução de problemas mais específicos. Este trabalho investiga o tema de maneira abrangente, propondo classificações, recomendações técnicas e uma estratégia para gerenciamento interno de potência dos conversores fotovoltaicos multifuncionais. Inicialmente, classificações são propostas considerando a configuração do sistema e a continuidade de fornecimento de energia às cargas. A seguir, são propostas recomendações técnicas relacionadas à compatibilidade com a rede e com as cargas, além de recomendações técnicas de segurança, baseando-se em normas existentes. A última proposta consiste em uma estratégia de gerenciamento interno de potência que define os modos de operação dos conversores estáticos e dos elementos do sistema em função da escassez de energia. Resultados experimentais do método proposto para o gerenciamento interno de potências são apresentados com o objetivo de validar as propostas desenvolvidas. Dessa forma, o presente trabalho contribui com o desenvolvimento da tecnologia de conversores fotovoltaicos multifuncionais, para que a geração distribuída de energia elétrica se torne mais independente da disponibilidade solar e possa melhor colaborar com o sistema elétrico.

Controle e supervisão de fonte ininterrupta de energia híbrida-Autor Tibola, Jonas Roberto-Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal de Santa Maria -RS-BRASIL





Controle e supervisão de fonte ininterrupta de energia híbrida Tese apresentada ao Curso de Doutorado do PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇAO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SNATA MARIA-RS-BRASIL 

 ABSTRACT
 Este trabalho apresenta contribuições a modelagem, controle e gerenciamento de uma fonte ininterrupta de energia (UPS) híbrida baseada em grupo motor ciclo Otto e bateria chumbo ácido. A configuração proposta é denominada híbrida devido a presença de dois armazenadores de energia: i) o combustível para alimentar o motor a combustão interna (MCI) ciclo Otto do grupo motor gerador e ii) um banco de baterias chumbo ácido, a qual pode ser recarregado pela rede ou pelo gerador. Com a hibridização é possível agregar as vantagens das UPSs tais como, ininterruptibilidade de fornecimento de energia e alta qualidade de energia da tensão de saída, com as vantagens dos grupos motores geradores, tais como, elevada autonomia e menor custo de instalação para autonomias elevadas. Além disso, com a topologia híbrida é possível explorar graus de liberdade não existentes nas configurações independentes, tais como: i) utilização de velocidade variável e ii) operação em regime start-stop no MCI afim de reduzir consumo/emissões em baixas cargas, iii) utilização de motor ciclo Otto com menor custo em relação a um MCI Diesel. A UPS híbrida é composta por um motor a combustão interna (MCI), um retificador trifásico a três/quatro fios, o qual pode ser conectado através de contatoras à rede, ou ao gerador síncrono de ímãs permanente (PMSG), um banco de baterias conectado ao barramento através de um conversor boost bidirecional, e um inversor a quatro fios na saída. Resultados experimentais são apresentados indicando que a operação em velocidade variável pode alcançar um redução de até 32% no consumo específico de combustível, dependendo a faixa de carga. Já para a operação em regime start-stop a redução no consumo específico de combustível pode alcançar até 39%, dependendo da faixa de carga.

domingo, 26 de julho de 2020

Сборник задач по электротехнике и электронике, Бладыко Ю.В., Розум Т.Т., Куварзин Ю.А., 2012-Collection of problems in electrical engineering and electronics, Bladyko Yu.V., Rozum T.T., Kuvarzin Yu.A



Collection of problems in electrical engineering and electronics, Bladyko Yu.V., Rozum T.T., Kuvarzin Yu.A Сборник задач по электротехнике и электронике, Бладыко Ю.В., Розум Т.Т., Куварзин Ю.А., 2012 

 The collection includes problems on DC circuits, single-phase AC electric circuits, three-phase circuits, transient processes, magnetic circuits , transformers, electrical machines, electrical metering and electronics. Typical tasks with solutions, control tasks for independent solution or for solving in practical classes, multivariate tests for computer or classroom control of knowledge are given. For students of higher education institutions in engineering and technical specialties.

sábado, 25 de julho de 2020

PROJETO DE ELEMENTOS MAGNÉTICOS PLANARES UTILIZADOS EM FONTES DE ALIMENTAÇÃO CHAVEADAS VISANDO A REDUÇÃO DAS PERDAS DE ENERGIA CLÁUDIO LUÍS EBERT --PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA--UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA




PROJETO DE ELEMENTOS MAGNÉTICOS PLANARES UTILIZADOS EM FONTES DE ALIMENTAÇÃO CHAVEADAS VISANDO A REDUÇÃO DAS PERDAS DE ENERGIA AUTOR CLÁUDIO LUÍS EBERT

 Tese submetida à Universidade Federal de Santa Catarina como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Doutor em Engenharia Elétrica 

 Orientador: Walter Pereira Carpes Jr. Co-orientador: João Carlos dos Santos Fagundes. Área de Concentração: Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos. 

Palavras-chave: Magnéticos planares, perdas magnéticas, projeto de elementos magnéticos. Número de Páginas: 184.

 RESUMO: 
Este trabalho aborda o estudo de transformadores e indutores planares bem como apresenta o desenvolvimento de uma metodologia para projeto destes elementos magnéticos, os quais são utilizados em fontes de alimentação que operam em comutação sob freqüência elevada (de 50 kHz a 100 kHz). O estudo engloba desde os materiais utilizados na confecção de um elemento magnético até seu projeto e otimização. É realizada uma análise dos efeitos devidos à operação em alta freqüência. Entre estes efeitos, destacam-se as perdas no núcleo e nos enrolamentos, as indutâncias de dispersão e a capacitância entre enrolamentos. Para análise das perdas no núcleo e nos enrolamentos, foi desenvolvida uma bancada experimental, composta por um circuito inversor em ponte completa e um instrumento virtual, que permite fazer uma série de medidas e traçar gráficos do comportamento das perdas com variação de diversos parâmetros. A partir dos valores adquiridos, foi possível obter modelos para as perdas magnéticas, incluindo o valor dos seus parâmetros. Com estes modelos e com a utilização de ferramentas de otimização, foi estabelecida uma relação entre a indução magnética e a densidade de corrente que possibilita o funcionamento do transformador ou do indutor com perdas magnéticas mínimas. Para auxiliar no desenvolvimento dos projetos, foi desenvolvido um programa computacional, no qual foram inseridos os modelos analíticos e os valores dos parâmetros correspondentes, obtidos no decorrer do trabalho. Vários indutores e transformadores foram projetados, montados e avaliados, mostrando através dos resultados o bom funcionamento da metodologia proposta.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Development and Implementation of a 1.5 MW Inverter and Active Power Filter System for the Injection of Regenerated Energy in a Spoornet Traction Substation by Heinrich Daniël Fuchs-University of Stellenbosch--South Africa









Development and Implementation of a 1.5 MW Inverter and Active Power Filter System for the Injection of Regenerated Energy in a Spoornet Traction Substation 
Author
Heinrich Daniël Fuchs 
Thesis presented in partial fulfilment of the requirements for the degree of Master in Science in Engineering at the University of Stellenbosch 

 Summary 
Spoornet is one of South-Africa’s largest railway companies. It is very important to operate the railway system as cost effectively as possible. A large portion of the railway operates from 3 kV DC traction supplies. One method of cost saving is to utilise the regenerative braking mechanism of the electric trains. By using this method the train decelerates by using the electric motor of the engine instead of the mechanical braking system. When the electric motor is used for braking, the momentum of the train pushes the motor which then generates electric energy. This regenerated energy flows through the overhead lines back to the nearest substation. Previously this energy was just dumped in large resistor banks and has gone to waste as heat. The aim of this thesis was to implement a system that will inject the regenerated energy back into the Eskom supply network. This will save the cost of the electricity that is supplied back to Eskom as well as the cost saving on the mechanical braking system of the train. Furthermore the system will be an active power filter to eliminate the harmonic pollution on the Eskom network caused by the rectifier in the traction substation.