“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PROTEGENOS E GUARDANOS DE TODO MAL


AUTOR DO BLOG ENG. ARMANDO CAVERO MIRANDA SAO PAULO BRASIL

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Estudo sobre energia eólica é apresentado em livro -UNIVERSIDADE FEDERAL CEARA

Estudos sobre o vento, as partes componentes de instalações eólicas, legislação, aspectos econômicos e relação com o meio ambiente estão contidos no livro “Geração Eólica”, do Prof. Paulo Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC. A obra será lançada em Fortaleza com apresentação do Prof. Luis Antônio Maciel, Pró-Reitor de Extensão da UFC, no próximo dia 23, às 19 horas, em solenidade na Sala de Convivência da Reitoria, campus do Benfica. Estudos sobre o vento, as partes componentes de instalações eólicas, legislação, aspectos econômicos e relação com o meio ambiente estão contidos no livro “Geração Eólica”, do Prof. Paulo Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC. A obra será lançada em Fortaleza com apresentação do Prof. Luis Antônio Maciel, Pró-Reitor de Extensão da UFC, no próximo dia 23, às 19 horas, em solenidade na Sala de Convivência da Reitoria, campus do Benfica.Ao longo dos capítulos, são apresentados conceitos básicos e as diversas interfaces decorrentes do uso da energia dos ventos, buscando dar ao leitor uma visão abrangente. Tópicos como histórico do uso da energia eólica, conexão à rede elétrica e perspectivas futuras fazem parte do estudo apresentado na publicação da Imprensa Universitária da UFC.Nenhuma outra forma de geração de eletricidade tem crescido mundialmente no ritmo da geração eólica, diz o Prof. Carvalho. Hoje a Alemanha é o país com a maior potência eólica instalada do mundo. No Brasil, a região Nordeste, em especial o Ceará, possui um dos melhores potenciais eólicos do planeta. No entanto, a literatura sobre o assunto em português no País é bastante limitada, diz o professor. Estes fatos constituíram motivação para a preparação deste livro, que contou com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e Banco do Nordeste (BNB).O Prof. Paulo Carvalho é cearense de Fortaleza, formado em Engenharia Elétrica pela UFC. Desenvolve, desde 1985, atividades de pesquisa junto ao Núcleo de Fontes não Convencionais de Energia na mesma universidade. Cursou o mestrado na Universidade Federal da Paraíba e o doutorado na Universidade de Paderborn, Alemanha. Desde 1998 é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, sendo responsável por disciplinas e linhas de pesquisa na área de Geração de Energia Elétrica. Realizou, ainda, trabalhos no Programa de Capacitação Solidária, com atividades junto ao Instituto Joazeiro, uma organização não-governamental que lida com fontes renováveis de energia. Ano passado, sob a coordenação do Prof. Paulo Carvalho, a UFC ministrou um curso com noções de eletricidade e eletrônica, formando 30 jovens desempregados e/ou de baixa renda da comunidade do Pici.Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social .
fonte original:http://www.ufc.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário