AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS DO MAL"

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS  DO MAL"

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Estudo sobre energia eólica é apresentado em livro -UNIVERSIDADE FEDERAL CEARA

Estudos sobre o vento, as partes componentes de instalações eólicas, legislação, aspectos econômicos e relação com o meio ambiente estão contidos no livro “Geração Eólica”, do Prof. Paulo Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC. A obra será lançada em Fortaleza com apresentação do Prof. Luis Antônio Maciel, Pró-Reitor de Extensão da UFC, no próximo dia 23, às 19 horas, em solenidade na Sala de Convivência da Reitoria, campus do Benfica. Estudos sobre o vento, as partes componentes de instalações eólicas, legislação, aspectos econômicos e relação com o meio ambiente estão contidos no livro “Geração Eólica”, do Prof. Paulo Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC. A obra será lançada em Fortaleza com apresentação do Prof. Luis Antônio Maciel, Pró-Reitor de Extensão da UFC, no próximo dia 23, às 19 horas, em solenidade na Sala de Convivência da Reitoria, campus do Benfica.Ao longo dos capítulos, são apresentados conceitos básicos e as diversas interfaces decorrentes do uso da energia dos ventos, buscando dar ao leitor uma visão abrangente. Tópicos como histórico do uso da energia eólica, conexão à rede elétrica e perspectivas futuras fazem parte do estudo apresentado na publicação da Imprensa Universitária da UFC.Nenhuma outra forma de geração de eletricidade tem crescido mundialmente no ritmo da geração eólica, diz o Prof. Carvalho. Hoje a Alemanha é o país com a maior potência eólica instalada do mundo. No Brasil, a região Nordeste, em especial o Ceará, possui um dos melhores potenciais eólicos do planeta. No entanto, a literatura sobre o assunto em português no País é bastante limitada, diz o professor. Estes fatos constituíram motivação para a preparação deste livro, que contou com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e Banco do Nordeste (BNB).O Prof. Paulo Carvalho é cearense de Fortaleza, formado em Engenharia Elétrica pela UFC. Desenvolve, desde 1985, atividades de pesquisa junto ao Núcleo de Fontes não Convencionais de Energia na mesma universidade. Cursou o mestrado na Universidade Federal da Paraíba e o doutorado na Universidade de Paderborn, Alemanha. Desde 1998 é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, sendo responsável por disciplinas e linhas de pesquisa na área de Geração de Energia Elétrica. Realizou, ainda, trabalhos no Programa de Capacitação Solidária, com atividades junto ao Instituto Joazeiro, uma organização não-governamental que lida com fontes renováveis de energia. Ano passado, sob a coordenação do Prof. Paulo Carvalho, a UFC ministrou um curso com noções de eletricidade e eletrônica, formando 30 jovens desempregados e/ou de baixa renda da comunidade do Pici.Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social .
fonte original:http://www.ufc.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário