AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS DO MAL"

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS  DO MAL"

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

sábado, 17 de agosto de 2019

Microgeração residencial: um estudo de caso para um sistema fotovoltaico em Belo Horizonte – MG-Autor Adriano Jose Pinto Pinheiro-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA -BRASIL

Microgeração residencial: um estudo de caso para um sistema fotovoltaico em Belo Horizonte – MG
Autor Adriano Jose Pinto Pinheiro-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

 A produção de energia elétrica através de instalações de pequena escala, conhecida como microgeração, apresenta um forte potencial para a redução da fatura de energia atual e, simultaneamente, contribui para a redução de gases que provocam o efeito estufa. Desde 17 de abril de 2012, quando entrou em vigor a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Trata-se da micro e da minigeração distribuídas de energia elétrica, inovações que aliam economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as tecnologias atuais para implantação da microgeração no setor residencial, sendo estas, tecnologias de Microturbinas, Micro Centrais Hidrelétricas, Painéis Solares Fotovoltaicos e Aerogeradores de Pequeno Porte. Também será apresentado um estudo de caso de uma usina solar fotovoltaica implantada em uma residência na cidade de Belo Horizonte.
LINK:https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/12564/TCCE_EEAPP_EaD_2017_PINHEIRO_ADRIANO.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nenhum comentário:

Postar um comentário