AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

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“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

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sábado, 21 de março de 2015

INTEGRAÇÃO DE FILTRO ATIVO DE POTÊNCIA MONOFÁSICO E BIFÁSICO AO SISTEMA DE PROPULSÃO DE UM VEÍCULO ELÉTRICO - Tese de Doutorado-Marcio do Carmo Barbosa Poncilio Rodrigues- Universidade Federal de Juiz de Fora -Programa de Pos-Graduacão em Engenharia Elétrica-BRASIL










INTEGRAÇÃO DE FILTRO ATIVO DE POTÊNCIA MONOFÁSICO E BIFÁSICO AO SISTEMA DE PROPULSÃO DE UM VEÍCULO ELÉTRICO
 Autor: Márcio do Carmo Barbosa Poncílio Rodrigues
 Orientador: Henrique Antônio Carvalho Braga           Data: 20/11/2014

 COMPARTILHO COM TODA COMUNIDADE ACADEMICA,CIENTISTA E INDUSTRIAL ESTA FASCINANTE TESE DE DOUTORADO DO MEU DISTINGUIDO COLEGA DR.M arcio do Carmo Barbosa Poncilio Rodrigues DA UNIVESIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA -Programa de P os-Graduação em Engenharia Elétrica
 RESUMO
A gradativa substitui ção da atual frota de ve culos de motor de combustão interna por ve ículos el étricos (VEs) pode ser vista como um importante fator para a melhoria das condi cões ambientais nos centros urbanos, uma vez que possibilita a redu cão das emissões de poluentes atmosf ericos nocivos a sa úde humana. Os conversores est aticos existentes no sistema de propulsão de veí culos puramente el étricos e hi bridos "plug-in" podem ser utilizados para fun cões adicionais, diferentes da tra ção el étrica. Com poucas adapta ções nos circuitos eletrônicos do VE e possi vel integrar fun ções como recarga de baterias, gera ção distribu da de energia el étrica e compensa ção de reativos. Este tipo de aplica ção e particularmente interessante no contexto de redes inteligentes de energia el étrica (smart grids). Esta integra ção de funcionalidades ao VE, al em de permitir a redu ção de custos e economia de recursos naturais, poder a resultar em retorno fi nanceiro aos propriet arios destes ve ículos pela presta ção de servi cos auxiliares ao sistema el étrico.
Neste trabalho e proposta a utiliza ção de veí culos el étricos na compensa cão de harmônicos de corrente e de potência reativa em instala côes el ètricas residenciais e comerciais, utilizando o pr oprio sistema de propulsão do VE para operar como fi ltro ativo de potência, o que pode ser realizado de forma simultanea a recarga do banco de baterias do VE ou durante seu uso como unidade de gera ção distribu da de energia el étrica (operação no modo V2G, vehicle-to-grid ). Sendo o padrão de conexão de VEs a rede de energia el etrica atualmente adotado pela maior parte dos fabricantes de autom oveis el étricos baseado em alimenta ção monof ásica (com possibilidade de alimentação bif ásica), e explorada, neste trabalho, a utiliza ção de um VE na compensa ção de cargas monof ásicas e bif ásicas, em condi ções t picas de instala ções el étricas residenciais e comerciais, de forma compati vel a tal padrão. A inclusão desta funcionalidade aos VEs pode contribuir para a redu ção do impacto da eletri ficação veicular no sistema el étrico, pois com a diminui ção do fluxo de potência reativa e harmônica na rede el étrica, torna-se maior a sua capacidade dispon ivel para transporte de potência ativa, facilitando o suprimento de energia a novas cargas (que podem ser os pr oprios VEs).

LINK ORIGINAL TESE:
http://www.ufjf.br/ppee/files/2014/03/tese_Marcio_web.pdf

Domínio de tecnologia permite transmissão de dados via rede elétrica - UFJF UNIVERSIDADE FEDERAL JUIZ DE FORA BRASIL-PESQUISA




Domínio de tecnologia permite transmissão de dados via rede elétrica UFJF é a primeira do hemisfério sul a desenvolver o projeto, criado especificamente para a rede existente no país, na busca de suprir a carência em infraestrutura de telecomunicações .
Bárbara Duque Repórter.

Modular as frequências de transmissão de energia elétrica com as de dados, sem que uma interfira na outra, tendo como base a rede de energia elétrica brasileira. Esta é a grande conquista, após mais de 13 anos de pesquisa, do Laboratório de Comunicações (LCom) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mais de R$ 4 milhões foram investidos no centro de excelência para tecnologia Powerline Communication (PLC) da Universidade. O recurso possibilitou a compra de equipamentos de última geração, transformando o laboratório em um dos mais avançados para pesquisa P&D na área de PLC. O LCom é um laboratório que faz parte do Instituto Nacional de Energia Elétrica (Inerge-Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia), com sede na UFJF. O resultado foi a conclusão, no inicio de 2014, do protótipo do sistema PLC, com elevada taxa de transmissão e confiabilidade para atender as demandas atuais e futuras das concessionárias brasileiras de energia elétrica, além de outros setores. Considerada uma inovação de ruptura, o projeto de P&D tem o potencial para possibilitar avanços em grande escala na indústria. O Brasil tem um conhecido déficit em infraestrutura de telecomunicação, daí a grande preocupação do setor e de estudiosos em desenvolver algo que seja eficiente e econômico. A equipe precisou operacionalizar um projeto que caracterizasse qualitativa e quantitativamente o real potencial das redes de energia elétrica como meio de transmissão de dados e gerasse subsídios para o desenvolvimento de tecnologias PLC compatíveis com as características brasileiras, além de uma cadeia de produtos. Um dos desafios dessa tecnologia foi que a topologia das redes de energia elétrica difere muito das redes de telecomunicações tradicionais, como o cabo coaxial ou fibra óptica. O canal PLC é seletivo na frequência, ciclicamente variante no tempo e é corrompido pela presença de ruídos impulsivos. A conexão dos equipamentos PLC à rede é feita com acoplador que oferece o isolamento adequado entre os sinais de telecomunicações e de energia elétrica, garantindo a segurança operacional do sistema e dos usuários.

FONTE ORIGINAL ARTIGO COMPLETO NO SEGUINTE LINK:
http://www.ufjf.br/revistaa3/files/2014/08/REVISTA7CS6_DAL_VERSION_web_12_15.pdf

quarta-feira, 18 de março de 2015

UPS TRUE ONLINE TRIFASICO ONL33II MARCA EZATEC SISTEMAS DE ENERGIA


INSTALANDO E CONFIGURANDO UPS TRIFASICO ONL33II 15 KVA SÃO PAULO BRASIL,ESTE NOBREAK E MARCA EZATEC,E O ÙNICO UPS DO MUNDO QUE QUANDO SINALIZA ALARME FAZ COM VOZ REAL HUMANA,.ALEM DE ISSO TEM UM TABLET COM SOFTWARE DE MANUTENÇÃO EM TEMPO DE REAL,PORTANTO TEM O MENOR MTTR (TEMPO MEDIO DE REPARO) DO MERCADO,SU CONFIABILIDADE,ROBUSTEZ ESTA DEMOSTRADA POR ESTAR INSTALADO EM MUITAS EMPRESAS CORPORATIVAS DO BRASIL,OS ESPERO NA FIEE A MAIOR FERIA DE ELETRONICA DE AMERICA DO SUL DO 23 AO 27 MARÇO EM SAO PAULO NO ESTANDE E230,SUCESSO PARA TODOS.