AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS DO MAL"

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS  DO MAL"

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

sábado, 21 de março de 2015

Domínio de tecnologia permite transmissão de dados via rede elétrica - UFJF UNIVERSIDADE FEDERAL JUIZ DE FORA BRASIL-PESQUISA




Domínio de tecnologia permite transmissão de dados via rede elétrica UFJF é a primeira do hemisfério sul a desenvolver o projeto, criado especificamente para a rede existente no país, na busca de suprir a carência em infraestrutura de telecomunicações .
Bárbara Duque Repórter.

Modular as frequências de transmissão de energia elétrica com as de dados, sem que uma interfira na outra, tendo como base a rede de energia elétrica brasileira. Esta é a grande conquista, após mais de 13 anos de pesquisa, do Laboratório de Comunicações (LCom) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mais de R$ 4 milhões foram investidos no centro de excelência para tecnologia Powerline Communication (PLC) da Universidade. O recurso possibilitou a compra de equipamentos de última geração, transformando o laboratório em um dos mais avançados para pesquisa P&D na área de PLC. O LCom é um laboratório que faz parte do Instituto Nacional de Energia Elétrica (Inerge-Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia), com sede na UFJF. O resultado foi a conclusão, no inicio de 2014, do protótipo do sistema PLC, com elevada taxa de transmissão e confiabilidade para atender as demandas atuais e futuras das concessionárias brasileiras de energia elétrica, além de outros setores. Considerada uma inovação de ruptura, o projeto de P&D tem o potencial para possibilitar avanços em grande escala na indústria. O Brasil tem um conhecido déficit em infraestrutura de telecomunicação, daí a grande preocupação do setor e de estudiosos em desenvolver algo que seja eficiente e econômico. A equipe precisou operacionalizar um projeto que caracterizasse qualitativa e quantitativamente o real potencial das redes de energia elétrica como meio de transmissão de dados e gerasse subsídios para o desenvolvimento de tecnologias PLC compatíveis com as características brasileiras, além de uma cadeia de produtos. Um dos desafios dessa tecnologia foi que a topologia das redes de energia elétrica difere muito das redes de telecomunicações tradicionais, como o cabo coaxial ou fibra óptica. O canal PLC é seletivo na frequência, ciclicamente variante no tempo e é corrompido pela presença de ruídos impulsivos. A conexão dos equipamentos PLC à rede é feita com acoplador que oferece o isolamento adequado entre os sinais de telecomunicações e de energia elétrica, garantindo a segurança operacional do sistema e dos usuários.

FONTE ORIGINAL ARTIGO COMPLETO NO SEGUINTE LINK:
http://www.ufjf.br/revistaa3/files/2014/08/REVISTA7CS6_DAL_VERSION_web_12_15.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário