AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS DO MAL"

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS  DO MAL"

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

https://picasion.com/
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quinta-feira, 26 de março de 2015

TCT BRASIL APRESENTOU TREINAMENTO FUJI TECHDAY 26/03/2015 DAS 8:00 AS 12:00 HOLIDAY INN ANHEMBI SÃO PAULO BRASIL








EXCELENTE TREINAMENTO ORGANIZADO PELA TCT BRASIL SEMICONDUTORES
O TEMA DO DIA FUJI TECHDAY  ,26 MARÇO, SÃO PAULO BRASIL,APRESENTOU OS AVANÇOS TECNOLOGICOS DOS 
IGBT  DA FUJI ELECTRIC.
OS MINISTRADORES DO CURSO DE TREINAMENTO:

DR. TAKU TAKAKU
Device Application Technology Dept. Semiconductor Div, Sales Group
FUJI ELECTRIC CO. LTD.-JAPAN

KENJI KIMURA
SALES MANAGER SEMICONDUCTOR DEPARTMENT
FUJI ELECTRIC CORP. OF AMERICA-USA

NITESH SATHEESH
APPLICATION ENGINEER
SEMICONDUCTOR DEPARTMENT
FUJI ELECTRIC CORP. OF AMERICA-USA

sábado, 21 de março de 2015

INTEGRAÇÃO DE FILTRO ATIVO DE POTÊNCIA MONOFÁSICO E BIFÁSICO AO SISTEMA DE PROPULSÃO DE UM VEÍCULO ELÉTRICO - Tese de Doutorado-Marcio do Carmo Barbosa Poncilio Rodrigues- Universidade Federal de Juiz de Fora -Programa de Pos-Graduacão em Engenharia Elétrica-BRASIL










INTEGRAÇÃO DE FILTRO ATIVO DE POTÊNCIA MONOFÁSICO E BIFÁSICO AO SISTEMA DE PROPULSÃO DE UM VEÍCULO ELÉTRICO
 Autor: Márcio do Carmo Barbosa Poncílio Rodrigues
 Orientador: Henrique Antônio Carvalho Braga           Data: 20/11/2014

 COMPARTILHO COM TODA COMUNIDADE ACADEMICA,CIENTISTA E INDUSTRIAL ESTA FASCINANTE TESE DE DOUTORADO DO MEU DISTINGUIDO COLEGA DR.M arcio do Carmo Barbosa Poncilio Rodrigues DA UNIVESIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA -Programa de P os-Graduação em Engenharia Elétrica
 RESUMO
A gradativa substitui ção da atual frota de ve culos de motor de combustão interna por ve ículos el étricos (VEs) pode ser vista como um importante fator para a melhoria das condi cões ambientais nos centros urbanos, uma vez que possibilita a redu cão das emissões de poluentes atmosf ericos nocivos a sa úde humana. Os conversores est aticos existentes no sistema de propulsão de veí culos puramente el étricos e hi bridos "plug-in" podem ser utilizados para fun cões adicionais, diferentes da tra ção el étrica. Com poucas adapta ções nos circuitos eletrônicos do VE e possi vel integrar fun ções como recarga de baterias, gera ção distribu da de energia el étrica e compensa ção de reativos. Este tipo de aplica ção e particularmente interessante no contexto de redes inteligentes de energia el étrica (smart grids). Esta integra ção de funcionalidades ao VE, al em de permitir a redu ção de custos e economia de recursos naturais, poder a resultar em retorno fi nanceiro aos propriet arios destes ve ículos pela presta ção de servi cos auxiliares ao sistema el étrico.
Neste trabalho e proposta a utiliza ção de veí culos el étricos na compensa cão de harmônicos de corrente e de potência reativa em instala côes el ètricas residenciais e comerciais, utilizando o pr oprio sistema de propulsão do VE para operar como fi ltro ativo de potência, o que pode ser realizado de forma simultanea a recarga do banco de baterias do VE ou durante seu uso como unidade de gera ção distribu da de energia el étrica (operação no modo V2G, vehicle-to-grid ). Sendo o padrão de conexão de VEs a rede de energia el etrica atualmente adotado pela maior parte dos fabricantes de autom oveis el étricos baseado em alimenta ção monof ásica (com possibilidade de alimentação bif ásica), e explorada, neste trabalho, a utiliza ção de um VE na compensa ção de cargas monof ásicas e bif ásicas, em condi ções t picas de instala ções el étricas residenciais e comerciais, de forma compati vel a tal padrão. A inclusão desta funcionalidade aos VEs pode contribuir para a redu ção do impacto da eletri ficação veicular no sistema el étrico, pois com a diminui ção do fluxo de potência reativa e harmônica na rede el étrica, torna-se maior a sua capacidade dispon ivel para transporte de potência ativa, facilitando o suprimento de energia a novas cargas (que podem ser os pr oprios VEs).

LINK ORIGINAL TESE:
http://www.ufjf.br/ppee/files/2014/03/tese_Marcio_web.pdf

Domínio de tecnologia permite transmissão de dados via rede elétrica - UFJF UNIVERSIDADE FEDERAL JUIZ DE FORA BRASIL-PESQUISA




Domínio de tecnologia permite transmissão de dados via rede elétrica UFJF é a primeira do hemisfério sul a desenvolver o projeto, criado especificamente para a rede existente no país, na busca de suprir a carência em infraestrutura de telecomunicações .
Bárbara Duque Repórter.

Modular as frequências de transmissão de energia elétrica com as de dados, sem que uma interfira na outra, tendo como base a rede de energia elétrica brasileira. Esta é a grande conquista, após mais de 13 anos de pesquisa, do Laboratório de Comunicações (LCom) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mais de R$ 4 milhões foram investidos no centro de excelência para tecnologia Powerline Communication (PLC) da Universidade. O recurso possibilitou a compra de equipamentos de última geração, transformando o laboratório em um dos mais avançados para pesquisa P&D na área de PLC. O LCom é um laboratório que faz parte do Instituto Nacional de Energia Elétrica (Inerge-Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia), com sede na UFJF. O resultado foi a conclusão, no inicio de 2014, do protótipo do sistema PLC, com elevada taxa de transmissão e confiabilidade para atender as demandas atuais e futuras das concessionárias brasileiras de energia elétrica, além de outros setores. Considerada uma inovação de ruptura, o projeto de P&D tem o potencial para possibilitar avanços em grande escala na indústria. O Brasil tem um conhecido déficit em infraestrutura de telecomunicação, daí a grande preocupação do setor e de estudiosos em desenvolver algo que seja eficiente e econômico. A equipe precisou operacionalizar um projeto que caracterizasse qualitativa e quantitativamente o real potencial das redes de energia elétrica como meio de transmissão de dados e gerasse subsídios para o desenvolvimento de tecnologias PLC compatíveis com as características brasileiras, além de uma cadeia de produtos. Um dos desafios dessa tecnologia foi que a topologia das redes de energia elétrica difere muito das redes de telecomunicações tradicionais, como o cabo coaxial ou fibra óptica. O canal PLC é seletivo na frequência, ciclicamente variante no tempo e é corrompido pela presença de ruídos impulsivos. A conexão dos equipamentos PLC à rede é feita com acoplador que oferece o isolamento adequado entre os sinais de telecomunicações e de energia elétrica, garantindo a segurança operacional do sistema e dos usuários.

FONTE ORIGINAL ARTIGO COMPLETO NO SEGUINTE LINK:
http://www.ufjf.br/revistaa3/files/2014/08/REVISTA7CS6_DAL_VERSION_web_12_15.pdf