AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

GIF 1 GIF 2

“GRAÇAS A DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMÍLIA,PELO TRABALHO.PELO PÃO DE CADA DIA,POR NOS PROTEGER DO MAL”

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO”

https://picasion.com/
https://picasion.com/

sábado, 8 de junho de 2019

CONCEPÇÃO E ANÁLISE DE UM SISTEMA DE ENERGIA PARA PICOSATÉLITES-DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Everson Mattos-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA-SANTA MARIA-RS-BRASIL




RESUMO Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal de Santa Maria 
CONCEPÇÃO E ANÁLISE DE UM SISTEMA DE ENERGIA PARA PICOSATÉLITES
 AUTOR: EVERSON MATTOS
 ORIENTADOR: MÁRIO LÚCIO DA SILVA MARTINS
 CO-ORIENTADOR: RAFAEL CONCATTO BELTRAME
 Data e Local de Defesa: Santa Maria, RS, 27 de Abril de 2016

Em 1999 o padrão CubeSat foi criado para facilitar e reduzir os custos para lançamento de picosatélites, na sua maioria de cunho didático. Dadas às restrições de volume, peso e custo, os sistemas de energia devem primar pela eficiência e simplicidade. Os sistemas elétricos de potência para CubeSat podem ser divididos em dois tipos: os sistemas concentrados e os sistemas distribuídos. Há inúmeras vantagens na utilização dos sistemas distribuídos em relação aos sistemas concentrados, como por exemplo: melhor distribuição térmica, menor geração de ruídos, dentre outras. Os objetivos de um sistema elétrico de potência para CubeSat são: Manter, tanto nos períodos de sol quanto de eclipse, os subsistemas com alimentação necessária ao seu correto funcionamento; Manter as baterias carregadas para os períodos de eclipse; suprir todos os picos de demanda de energia do CubeSat. Para alcançar esses objetivos e respeitar as restrições físicas impostas pelo padrão CubeSat, os sistemas devem operar com um reduzido número de estágios de conversão de energia, principalmente se esses estiverem operando em cascata; deve empregar um estágio com algoritmo para rastrear o ponto de máxima potência do gerador fotovoltaico e regular a tensão do barramento CC de alimentação das cargas do CubeSat. Este trabalho propõe a utilização de um sistema de energia para CubeSat que utiliza dois conversores com topologia empilhada. Um conversor boost que realiza a regulação do barramento CC distribuído para as cargas do CubeSat, e um conversor buck-boost que possui duas funções: rastrear o ponto de máxima potência (MPPT) do arranjo fotovoltaico e controlar a corrente de carga das baterias. A combinação do controle de carga das baterias e a busca do ponto de máxima potência no mesmo conversor, resulta na redução do tempo de carga das baterias. A conexão dos conversores formando a topologia empilhada proporciona a redução da razão cíclica no conversor boost, e consequentemente, a redução das perdas em condução devido a redução da corrente. Além disso, a composição em série da bateria com a tensão do conversor boost proporciona um aumento da tensão do barramento CC distribuído para as cargas do CubeSat, o que reduz as correntes de carga e novamente as perdas em condução de ambos os conversores. Os resultados experimentais comprovam o funcionamento da topologia proposta e a eficiência do EPS compatível com a eficiência dos sistemas comerciais com arquitetura concentrada.
 Paravras-chave: CubeSat, Sistema Elétrico de Potência, Conversores CC-CC

LINK ORIGINAL
http://mtc-m21b.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m21b/2016/07.13.19.33/doc/Dissertacao_Everson_Mattos.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário