AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

GIF 1 GIF 2

“GRAÇAS A DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMÍLIA,PELO TRABALHO.PELO PÃO DE CADA DIA,POR NOS PROTEGER DO MAL”

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO”

https://picasion.com/
https://picasion.com/

domingo, 23 de maio de 2021

Inversores integrados monofásicos e trifásicos para aplicações fotovoltaicas: técnicas para obtenção de mppt, detecção e proteção de ilhamento, sincronização e paralelismo com a rede de distribuição de energia elétrica-Moacyr Aureliano Gomes de Brito--Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira-


Moacyr Aureliano Gomes de Brito

 Inversores Integrados Monofásicos e Trifásicos para Aplicações Fotovoltaicas: Técnicas para obtenção de MPPT, detecção e proteção de ilhamento, sincronização e paralelismo com a rede de distribuição de energia elétrica 

Tese submetida à Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – FEIS/UNESP – como parte dos requisitos exigidos para a obtenção do título de Doutor em Engenharia Elétrica. Orientador Prof. Dr. Carlos Alberto Canesin Ilha Solteira. 2013.

Resumo
 Esta proposta de tese se baseia na necessidade atual e tendência mundial na busca por sistemas cada vez mais eficientes e que se baseiem em fontes de energia alternativas menos poluentes, renováveis e que produzam pouco impacto ambiental. Desta forma, são desenvolvidos sistemas de geração de energia elétrica de pequeno porte baseado em painéis solares fotovoltaicos. Com o intuito de aumentar o rendimento e a densidade de potência dos sistemas, são apresentadas novas estruturas de inversores monofásicos e trifásicos integrados para aplicação como sistemas isolados e/ou conectados à rede de distribuição em corrente alternada (CA), operando como sistemas de geração distribuídos. Os inversores integrados são apresentados com o intuito de substituir os usuais sistemas de conversão de energia a duplo estágio. Incorporado aos inversores integrados são implementados métodos e dispositivos para extração da máxima potência possível dos painéis fotovoltaicos (algoritmo de MPPT), aumentando assim o aproveitamento de energia advinda destes painéis. Além disso, em virtude da necessidade de conexão segura destes sistemas à rede de distribuição de energia elétrica em corrente alternada, são realizadas análises e a implementação de métodos de sincronismo com a rede de CA em baixa tensão; além da análise e síntese de métodos híbridos para detecção e gestão do efeito de ilhamento, a fim de garantir a segurança do sistema. O controle dos conversores e as técnicas de MPPT, gestão e detecção de ilhamento, bem como de sincronismo com a rede em CA são implementadas de forma digital, com o objetivo de propiciar maior flexibilidade na concepção das lógicas de controle adequadas às aplicações propostas. Finalmente, destaca-se que o trabalho trouxe contribuições significativas para a melhoria na implementação dos algoritmos de MPPT P&O e IC, que foram denominados de P&O e IC baseados em PI. Também foram apresentadas as etapas de integração para a obtenção de novas famílias de inversores integrados monofásicos e trifásicos, destacando a inovação das topologias ZETA/Cuk integradas. Ainda, destaca-se que esta é a primeira tese que apresenta os inversores tri-state trifásicos em conexão com a rede de distribuição de energia elétrica. Inversores estes que foram dotados de uma inovação no controle e em sua modulação, que leva ao controle independente entre entrada e saída, facilitando a busca do MPPT e a injeção de potência na rede elétrica. Palavras-Chave: Conversão fotovoltaica. Inversores integrados. MPPT. Ilhamento e sincronismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário