AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS DO MAL"

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS  DO MAL"

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Projeto otimizado para minimização de perdas em um conversor bidirecional aplicado a sistemas autônomos de iluminação-Tese de doutorado- Autoria:Duarte, Renan Rodrigo-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-BRASIL


 

RESUMO 

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema autônomo de iluminação pública baseado em energia solar fotovolaica e diodos emissores de luz (LEDs). O sistema deve ser capaz de carregar um banco de baterias durante o dia através de um arranjo fotovoltaico e suprir uma carga LED durante a noite. Um conversor bidirecional com transistores de nitreto de gálio (GaN) é utilizado de forma a obter uma estrutura com elevado rendimento e, com isso, otimizar o tamanho do banco de baterias e arranjo fotovoltaico para maximizar a autonomia do sistema ou reduzir os custos de produção, dependendo dos objetivos da aplicação. Foi desenvolvida uma metodologia completa e otimizada para o projeto dos elementos deste sistema autônomo de iluminação. Esta metodologia baseia-se em um algoritmo de busca discreta que avalia um conjunto de componentes disponíveis comercialmente para determinar a melhor combinação de componentes e o melhor ponto de operação do circuito, de modo a minimizar as perdas de energia ao longo do período de operação do sistema. Neste documento é apresentada, inicialmente, uma revisão bibliográfica de aspectos teóricos relacionados aos sistemas autônomos de iluminação, como fonte fotovoltaica, baterias, carga LED, topologias de conversores e soluções comerciais disponíveis. Uma revisão sobre interruptores GaN também é apresentada, abrangendo seu histórico, princípio de funcionamento, características e estado da arte da tecnologia em termos de dispositivos comerciais. Para validar experimentalmente a topologia proposta, um protótipo de 100 W com frequência de comutação arbitrária foi desenvolvido e avaliado. No modo carregador de bateria, o circuito opera em 250 kHz e apresenta eficiências maiores que 92% em toda a faixa de potência com um valor máximo de 97,3%. No modo driver de LED, a frequência de operação escolhida foi de 345 kHz e uma eficiência máxima de 95,8% foi obtida. Para a validação da metodologia de projeto proposta, quatro conversores com potências de 30 W em modo driver e 150 W em modo carregador foram implementados e testados em diferentes pontos de operação. Com isso, comprovou-se que, considerando um conjunto de componentes, a metodologia é capaz de determinar o melhor ponto de operação para maximizar o rendimento, e, considerando diferentes conjuntos de componentes, determinar o melhor em termos de redução da energia perdida, de forma a maximizar a autonomia do sistema.

VER TESE COMPLETA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário