APRESENTOU A VOCES A SIMULAÇÃO DE UN TIPICO FLYBACK CONVERTER CON O SIMULADOR PSPICE ,MUITO CONHECIDO PELOS ESTUDANTES E ENGENHEIROS ELETRICOS E ELETRÕNICOS ,ESTE CIRCUITO E USADO EM TODAS AS FONTES DE UPS
TAMBEM COMO FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE ALTA FREQUENCIA DE MUITOS CIRCUITOS ELETRÕNICOS,NATURALMENTE PREVIAMENTE TEM QUE DISENHARSE OS VALORES DOS COMPONENTES USANDO FORMULAS O MEDIANTE O PROGRAMA MATHCAD.
MUITAS PESSOAS NÃO GOSTAM DO PSPICE PORQUE MUITAS VECES DA FALHA DE CONVERGENCIA,MAIS EXISTEM DICAS E MACETES QUE NOS PEMITEM SIMULAR QUALQUER CIRCUITO SEM PROBLEMA.
SE VOCE E UM BOM OBSERVADOR VERIFICARA QUE O PINO4 DO CIRCUITO INTEGRADO DE CONTROLE PWM DE CORRENTE SG1844 NÃO ESTA CONECTADO ,POR ISSO ELE TEM UM CIRCULO VERDE QUE APARECE APOS A SIMULAÇÃO DO CIRCUITO.
ENTÃO COMO VAMOS DEFINIR A FREQUENCIA DO CIRCUITO SE NOS NÃO PODEMOS CONECTAR O CIRCUITO RC AO PINO4 DO INTEGRADO,MUITO SIMPLE SE FAZEMOS UM CLIK COM O MOUSE ACIMA DO CIRCUITO SG1844 ,APARECERA UMA NOVA FIGURA COMO A SEGUINTE COM AS PROPIEDADES DO CIRCUITO INTEGRADO AQUI VAMOS CONFIGURAR O TEMPO MORTO (DEAD TIME) E A FREQUENCIA DE CONMUTAÇÃO DO MOSFET ( PERIODO=T seg)
NESTE CASO COLOCAREMOS:
DEAD TIME = 2e-6
PERIODO = 25 us ( internamente 25us mais na saida do circuito vamos ter T=50us ou f=20khz para disparar o MOSFET ,voces podem verificar pessoalmente esta dica. )
E MUITO IMPORTANTISSIMO A CONFIGURAÇÃO DO PARAMETRO K LINEAR QUE FAZ O ACOPLO MAGNETICO ENTRE OS INDUTORES L1,L2,L3,L4.L5.L6 ,NORMALMENTE SE USA COMO COEFICIENTE DE ACOPLAMENTO COUPLING=0.998.
O SUCESSO DA SIMULAÇÃO DO CIRCUITO VAI DEPENDER DO CORRETO DISENHO
ELETRICO DO CIRCUITO,LEMBRANDONOS QUE EN TUDO CIRCUITO FLYBACK AS BOBINAS DO PRIMARIO E AS BOBINAS DO SECUNDARIO ESTÃO EM CONTRAFASE DESFASADAS 180° GRADOS.
OBSERVE QUE AS BOBINAS TEM NOS TERMINAIS OS PONTOS 1 (INICIO DA BOBINA)E PONTO 2 (FIM DE BOBINA)
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AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL
"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS DO MAL"
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