AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS DO MAL"

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS  DO MAL"

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

TÉCNICA DE MODULAÇÃO PARA REDUÇÃO DA DHT DE CORRENTE APLICADA A RETIFICADOR BOOST BRIDGELESS EM MODO CONDUÇÃO DESCONTINUA Caio G. da S. Moraes, Mateo D. Roig G., Telles B. Lazzarin Instituto de Eletrônica de Potência - INEP, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil

TÉCNICA DE MODULAÇÃO PARA REDUÇÃO DA DHT DE CORRENTE APLICADA A RETIFICADOR BOOST BRIDGELESS EM MCD
 Caio G. da S. Moraes, Mateo D. Roig G., Telles B. Lazzarin Instituto de Eletrônica de Potência - INEP, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis - SC, Brasil 

 Resumo – Tradicionalmente, os retificadores do tipo Boost operando no modo de condução descontínua (MCD) não usam controle de corrente e operam com razão cíclica constante, mas apresentam uma distorção harmônica significativa devido à presença de uma componente de 3ª harmônica. O presente artigo equaciona matematicamente o problema e propõe o uso de uma técnica de modulação que corrige a razão cíclica durante o período da rede e, assim, elimina significativamente a distorção harmônica da corrente, sem adicionar sensores de corrente. A técnica de modulação utilizada já foi apresentada na literatura, no entanto, este artigo demonstra um maior detalhamento matemático da estratégia e propõe uma metodologia para determinar o índice de modulação ótimo. Adicionalmente, propõese também uma alternativa para tornar a técnica menos susceptível às variações da tensão de entrada. De modo a validar o estudo teórico, construiu-se um protótipo de 500 W do retificador Boost bridgeless modificado, com tensão eficaz de entrada de 220 V, tensão de saída de 450 V e frequência de comutação de 58,6 kHz. Resultados experimentais apresentaram uma melhoria na distorção harmônica total de 22,17% para 4,88% e no fator de potência de 0,977 para 0,996, ambos em carga nominal. Palavras-chave – Condução Descontínua, Correção do Fator de Potência, Redução da Distorção Harmônica, Retificador Boost Brigeless Modificado, Técnica de Modulação.
LINK: https://sobraep.org.br/site/uploads/2019/09/rvol24no03-13-0023-345-355.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário