AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

GIF 1 GIF 2

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

https://picasion.com/
https://picasion.com/

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

TÉCNICA DE MODULAÇÃO PARA REDUÇÃO DA DHT DE CORRENTE APLICADA A RETIFICADOR BOOST BRIDGELESS EM MODO CONDUÇÃO DESCONTINUA Caio G. da S. Moraes, Mateo D. Roig G., Telles B. Lazzarin Instituto de Eletrônica de Potência - INEP, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil

TÉCNICA DE MODULAÇÃO PARA REDUÇÃO DA DHT DE CORRENTE APLICADA A RETIFICADOR BOOST BRIDGELESS EM MCD
 Caio G. da S. Moraes, Mateo D. Roig G., Telles B. Lazzarin Instituto de Eletrônica de Potência - INEP, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis - SC, Brasil 

 Resumo – Tradicionalmente, os retificadores do tipo Boost operando no modo de condução descontínua (MCD) não usam controle de corrente e operam com razão cíclica constante, mas apresentam uma distorção harmônica significativa devido à presença de uma componente de 3ª harmônica. O presente artigo equaciona matematicamente o problema e propõe o uso de uma técnica de modulação que corrige a razão cíclica durante o período da rede e, assim, elimina significativamente a distorção harmônica da corrente, sem adicionar sensores de corrente. A técnica de modulação utilizada já foi apresentada na literatura, no entanto, este artigo demonstra um maior detalhamento matemático da estratégia e propõe uma metodologia para determinar o índice de modulação ótimo. Adicionalmente, propõese também uma alternativa para tornar a técnica menos susceptível às variações da tensão de entrada. De modo a validar o estudo teórico, construiu-se um protótipo de 500 W do retificador Boost bridgeless modificado, com tensão eficaz de entrada de 220 V, tensão de saída de 450 V e frequência de comutação de 58,6 kHz. Resultados experimentais apresentaram uma melhoria na distorção harmônica total de 22,17% para 4,88% e no fator de potência de 0,977 para 0,996, ambos em carga nominal. Palavras-chave – Condução Descontínua, Correção do Fator de Potência, Redução da Distorção Harmônica, Retificador Boost Brigeless Modificado, Técnica de Modulação.
LINK: https://sobraep.org.br/site/uploads/2019/09/rvol24no03-13-0023-345-355.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário