AUTOR DO BLOG ENG.ARMANDO CAVERO MIRANDA SÃO PAULO BRASIL

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS DO MAL"

"OBRIGADO DEUS PELA VIDA,PELA MINHA FAMILIA,PELO TRABALHO,PELO PÃO DE CADA DIA,PROTEGENOS  DO MAL"

“SE SEUS PROJETOS FOREM PARA UM ANO,SEMEIE O GRÂO.SE FOREM PARA DEZ ANOS,PLANTE UMA ÁRVORE.SE FOREM PARA CEM ANOS,EDUQUE O POVO.”

“Sixty years ago I knew everything; now I know nothing; education is a progressive discovery of our own ignorance. Will Durant”

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

NOBREAK DUPLA CONVERSÃO MONOFÁSICO ISOLADO EM ALTA FREQUÊNCIA COM TENSÃO DE ENTRADA BIVOLT E POTÊNCIA DE 1 kVA, BASEADO NO CONCEITO DE CIRCUITO MULTI-PORTAS-MÁRIO FRANCISCO APOLINÁRIO-Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós- Graduação em Engenharia Elétrica













NOBREAK DUPLA CONVERSÃO MONOFÁSICO ISOLADO EM ALTA FREQUÊNCIA
COM TENSÃO DE ENTRADA BIVOLT E POTÊNCIA DE 1 kVA, BASEADO NO
CONCEITO DE CIRCUITO MULTI-PORTAS

AUTOR:MÁRIO FRANCISCO APOLINÁRIO

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará, como parte do requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Engenharia Elétrica. Área de Concentração: Sistemas de Energia Elétrica. Linha de pesquisa: Eletrônica de Potência

RESUMO
 Este trabalho apresenta o projeto de um sistema ininterrupto de energia (nobreak) dupla conversão monofásico com tensão na entrada alternada bivolt, tensão na saída alternada de 110V, tensão no banco de baterias de 24V, e potência aparente na saída de 1kVA. A topologia do nobreak proposta está baseada no conceito de circuito multi-portas, a qual faz uso de um transformador isolador de alta frequência que permite a interconexão entre diferentes fontes de energia. O referido circuito multi-portas apresenta duas portas de entrada, e duas portas de saída dedicadas a alimentar o inversor de tensão em ponte-completa, e o carregador de baterias derivado da topologia Buck. A rede elétrica é conectada à porta de entrada através de um conversor ponte-completa, e o banco de baterias é conectado a outra porta de entrada através de um conversor Push-Pull alimentado em tensão. Algumas particularidades do sistema proposto são indicadas: dois estágios de conversão para cada modo de operação, e a forma de onda de tensão quadrada com três níveis na saída do inversor. Observa-se também a praticidade na forma como diferentes fontes de energia podem ser interligadas ao nobreak proposto, que até então é dificilmente visto em outros trabalhos. Um protótipo do nobreak proposto foi montado, sendo obtido uma eficiência superior a 80% em modo rede para 1kVA, e uma eficiência de 74% em modo bateria para 860VA. Sendo assim, o sistema ininterrupto proposto é considerado uma alternativa às aplicações com potência menor ou igual a 2kVA.

Palavras-Chave: Nobreak Dupla Conversão. Circuito Multi-Portas. Transformador Isolador de Alta Frequência.

LINK FONTE ORIGINAL:
http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/23481/3/2017_dis_mfapolinário.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário