CARREGADOR DE BATERIAS MONOFÁSICO PARA APLICAÇÃO EM VEÍCULOS ELÉTRICOS
César Orellana Lafuente
Fortaleza
Julho de 2011
Dissertação submetida à Universidade Federal
do Ceará como parte dos requisitos para
obtenção do grau de Mestre em Engenharia
Elétrica.
Orientador:
Prof. Dr. René Pastor Torrico Bascopé
Co-orientador:
Prof. Dr. Demercil de Souza Oliveira Jr.
RESUMO
Orellana-Lafuente, C., “Carregador de Baterias Monofásico Para Aplicação em Veículos
Elétricos”, Universidade Federal do Ceará - UFC, 2011, 154p.
Este trabalho apresenta o estudo de um carregador de baterias monofásico aplicado a
veículos elétricos. Este carregador é composto por dois estágios de processamento de energia
e um circuito digital de supervisão para controlar a tensão sobre o banco de baterias e a
corrente de recarga das mesmas. O primeiro estágio consiste de um conversor CA-CC
bridgeless com característica de alto fator de potência, e o segundo estágio é representado por
um conversor CC-CC fullbridge com isolamento em alta frequência e comutação sob tensão
nula (Zero Voltage Switching – ZVS). Para ambos os conversores, foi realizada uma análise
qualitativa e quantitativa, bem como apresentados exemplos de projeto para facilitar o
dimensionamento dos componentes. Finalmente, com os componentes escolhidos, foi
montado um protótipo que permite carregar de uma até oito baterias de 12 V conectadas em
série. O sistema apresenta como especificações: tensão de entrada alternada de 220 V±15%;
tensão de saída contínua de 120 V; corrente de saída contínua de 20 A; e potência média de
saída de 2,4 kW.
Palavras- chave: Veículos Elétricos. Carregador de Baterias. Conversor Bridgeless. Correção
de Fator de Potencia. Conversor FB-ZVS-PS. Comutação sob Tensão Nula.
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